Este sábado, 16 de setembro, marca o início do tão aguardado Abu Dhabi Grand Slam World Tour Miami. Em seu primeiro dia de competição, o torneio trouxe amadores e mestres para lutar pelo ouro e pela glória no Watsco Center.
Os destaques foram os duelos de faixa-preta na categoria master 1. Nunca houve um momento de tédio enquanto veteranos experientes e campeões inesperados davam tudo de si nos tatames e subiam ao pódio. Confira abaixo como foi a final de cada divisão e, para ver os resultados completos, clique aqui !
GI MASCULINO / PRETO / MASTER 1
54kg: Jeison Mora x Justin Ordinário
Faixa-marrom entre os faixas-pretas, o colombiano Jeison Mora teve um caminho inusitado até o ouro. Após marcar 15 a 0 sobre Dustin Ordinário, Jeison enfrentou o irmão de Dustin, Justin Ordinário, na final da categoria até 54kg. Saindo na frente no placar, Jeison iniciou a partida puxando para a guarda, quase raspando e depois invertendo os papéis. Na guarda, Justin se moveu rápido e quase pegou as costas, mas Jeison estava em dia nos treinos de raspagem e, após somar muitos pontos em rápida sucessão, fechou a partida em 8 a 4 para levar o ouro.
62kg: Wilian Chavez x João Miyao
Na maior surpresa do evento até o momento, Wilian Chavez levou a melhor sobre o favorito João Miyao na final. No confronto entre os companheiros do PLSPB Cícero Costha, Wilian e João fizeram um duelo bastante técnico. Wilian começou puxando e indo para o single leg, buscando uma raspagem. Ao subir, Wilian não estabilizou a posição e finalizou de volta na guarda, colocando o placar em 1 a 0. A luta recomeçou com os dois lutadores em pé, e foi a vez de João puxar, atacando no leglock e depois subindo, mas Wilian reagiu rapidamente. À frente no placar por 4 a 2, Wilian evitou os ataques de João para conquistar a vitória.
69kg: Thiago Marques x Thiago Macedo
Em duelo clássico, o ouro da categoria 69kg foi disputado por Thiago Marques e Thiago Macedo. Após a puxada dupla, Macedo subiu marcando um ponto. Marques tentou um armlock, mas não finalizou, empatando o placar. Marques então usou sua guarda sólida e pegadas firmes para controlar os ataques de Macedo, conquistando a vitória ao marcar o último gol na partida que terminou em 1 a 1.
77kg: Caio Cipriano x César Miyahira
Caio Gregorio Cipriano mostrou seu forte jogo de quedas para levar o ouro em Miami. No duelo contra Cesa Miyahira, Caio mergulhou na guarda de César com duas pernas e marcou dois pontos logo no início. Ele seguiu pressionando, quase passando, e marcando mais um ponto no placar. Os dois atletas então se levantaram, mas Caio colocou novamente o adversário no chão, desta vez com uma perna só. No final da luta, Cesar acertou uma bela queda de kouchi-gari, mas já era pouco e tarde demais. O placar de 5 a 2 colocou Caio no topo do pódio da divisão.
85kg: Cláudio Calasans x Henry Gomes
Claudio Calasans usou toda a sua experiência para derrotar Henrique Gomes na final até 85kg. Henrique saiu na frente com 1 a 0 após ataque no pé de Cláudio. Para virar o jogo, Cláudio passou pela guarda, colocou o joelho na barriga e prendeu Henrique num crucifixo. Mesmo com o pênalti por falta de combatividade no final da partida, Cláudio ainda conquistou a vitória com o placar de 8 a 5.
94kg: Adam Wardzinski x Matheus Romero
Conhecido por sua guarda borboleta muito perigosa, Adam Wardzinski mostrou seu melhor jogo para enfrentar Matheus Romero, com este puxando rapidamente para a guarda na tentativa de neutralizar Adam. Ainda por cima, Adam mostrou que ainda consegue pressionar ao escapar da guarda de Matheus e atacar com um ezequiel e um katagatame. A jogada terminou com Adam nas costas de Matheus, colocando o placar em 9 a 0 e lhe garantindo o título da divisão.
120kg: Felipe Bezerra x Roberto Abreu
Felipe e Cyborg lutaram até o último segundo da final dos 120kg. Depois de uma dura batalha em pé, Cyborg recebeu penalidade por andar de lado sem combatividade. Atrás no placar, Cyborg puxou e tentou acertar a raspagem da guarda tornado, mas Felipe trabalhou habilmente por cima, usando o joelho para passar e depois evitando uma tentativa de queda de Cyborg nos segundos finais. Com o placar de 1 a 0, Felipe Bezerra coroou a campanha que o levou à classificação recheada de estrelas.
GI FEMININO / MARROM / PRETO / MASTER 1
49kg: Kacie Tan x Stephanie Penido
Representando a Tailândia, Kacie Tan levou a melhor em Miami, após finalizar Stephanie Penido duas vezes, após cerca de um minuto de luta. Duas vitórias, a medalha de ouro e um título suado para o atleta do PSLPB Cícero Costha.
62kg: Kayla Saldana x Loriane Pesarine
Loriane conquistou a vitória com um triângulo rápido no primeiro minuto da final. Com um ataque certeiro ao se posicionar de lado para Kayla Saldana, Loriane apertou e rapidamente levou o ouro em Miami.
95kg: Sheree Kerns x Shirley Ng
Duas vitórias impressionantes deram à americana Sheree Kerns o título em seu país. Em duas lutas consecutivas contra Shirley Ng, de Cingapura, Sheree marcou 10 pontos em ambos os duelos e conquistou o título da AJP.