Com uma estreia estrondosa no continente da Oceania, o AJP Abu Dhabi Grand Slam Sydney entregou o que a torcida e os espectadores do mundo todo esperavam: grandes lutas, muita técnica e camaradagem entre os lutadores no Quaycentre Sydney Olympic Park.
Neste domingo, 5 de fevereiro, último dia de lutas do ADGS Sydney, os três tatames se tornaram um só, com todos os holofotes voltados para as finais adultas, na faixa-preta masculina, e na faixa-marrom/preta feminina.
Entre os destaques, tivemos os veteranos da AJP Hiago George e Thiago Macedo, campeões nas categorias até 56kg e 69kg, a técnica apurada de Alexa Yanis, e para as campeãs locais Levi Jones-Leary, Nikki Lloyd-Griffiths e Shantelle Thompson .
Confira os destaques das finais abaixo e para acompanhar toda a emoção do ADGS Sydney e mais emocionantes torneios AJP, vá para AJPTour.tv agora!
FAIXA PRETA MASCULINA
56kg: Haitham Hanawi x Josh Stolton
O atleta dos Emirados Árabes Unidos Haitham Hanawi mostrou toda a sua técnica nos tatames de Sydney. Com apenas um adversário na chave, Haitham e Josh Stolton se enfrentariam em uma disputa melhor de três. A primeira luta foi para o Haitham, vencendo por 2 a 0. No duelo seguinte, Haitham começou na ofensiva, mas a luta desacelerou na guarda 50/50. Com um empate no placar no tempo regulamentar, a disputa foi para a prorrogação. Josh então atacou com tudo, tentando derrubar Haitham. Os emirados evitaram as quedas, convenceram os árbitros e levaram o ouro na decisão dos árbitros.
62kg: Hiago George x Leonardo Mário
Dois conhecidos do circuito AJP e companheiros da academia de Cícero Costha, Hiago e Leonardo chegaram à final dos penas. A luta foi agitada, com Leonardo Mário procurando brechas para atacar o experiente Hiago, que sempre parecia ter uma carta na manga para contra-atacar o adversário. Em uma dessas investidas, Hiago girou com velocidade e tentou a chave de braço, bem defendida por Leonardo. Por cima, Leonardo tentou acertos para passar, mas Hiago mergulhou em uma chave de pé sorrateira, obrigando Leonardo a bater. Vitória por finalização e mais um título no currículo de Hiago George.
69kg: Thiago Macedo x Ariel Tabak
Depois de brilhar no ADGS Sydney na categoria máster, Thiago Macedo voltou aos tatames determinado a conquistar o ouro duplo, agora jogando entre os adultos. O atleta local Ariel Tabak fez uma ótima campanha até chegar à final, e a luta entre os dois foi intensa. Após a puxada dupla, Thiago se levantou para marcar o primeiro ponto. Minutos depois, Arial raspou para assumir a liderança no placar, com 2 a 1. Perto do final da luta, Thiago tentou se levantar com o single leg e conseguiu se levantar, tentando derrubar Ariel. A partida terminou em 2 a 1 para Ariel, mas os árbitros chamaram o Falcon Eye, o replay instantâneo do vídeo para reavaliar os segundos finais da partida. Thiago conseguiu a vantagem na tentativa de queda, empatou em 2 a 2 no placar e levou o ouro por ser o último a somar pontos.
77kg: Levi Jones-Leary x Junhyun Park
O atleta local Levy Jones-Leary, faixa-preta da Unity com larga experiência competitiva, enfrentou o jovem e talentoso Junhyun Park, atleta sul-coreano que luta sob a bandeira da Gracie Barra. Levi aproveitou para aplicar seu jogo de guarda, aproveitando o impulso para raspar direto para a montada, encontrando o caminho para atacar com um kata-gatame. Junhyun evitou a finalização, mas Levi deslizou para as costas e acertou Junhyun com um estrangulamento pelas costas, usando a gola.
85kg: Pedro Neto x Ramon Rosa
Ambos finalistas no master, Pedro e Ramon tiveram a chance no adulto no dia seguinte. Ramon, campeão no master 1 85kg, fez a final contra o finalista até 77kg no master 1 Pedro Neto. A luta foi acirrada entre os lutadores, com duelo na guarda 50/50. Ramon foi o último a chegar por cima, fazendo 3 a 2 no placar. Mas Pedro deu um jeito de atacar o pé de Ramon com chave de ouro, garantindo a finalização e o ouro.
94kg: Charles Negromonte x Igor Sousa
Conhecido lutador da AJP, Charles Negromonte conseguiu mais uma final na carreira, desta vez contra Igor Sousa. Charles entrou em ação primeiro, tentando puxar Igor para sua guarda. Depois de algumas tentativas, Charles conseguiu a guarda e tentou a omoplata, mas Igor conseguiu evitar a finalização e a raspagem também. A luta foi para a prorrogação, e Charles impôs o ritmo com pegadas fortes para passar a guarda. Igor manteve a guarda, mas no final Charles conseguiu a vitória na decisão do árbitro.
120kg: Rodrigo Ribeiro x Werique Oliveira
A última luta do dia foi entre os marmanjos Rodrigo e Werique. Rodrigo conseguiu o primeiro ponto com uma queda poderosa arrastando a gola do adversário. Depois de colocar a luta no chão, Rodrigo aproveitou a pressão para passar pelas pernas do adversário, pressionando na posição norte-sul e pulando por cima de Werique, para se estabilizar no controle lateral. Werique tentou empurrar Rodrigo para liberar um pouco da pressão, mas Rodrigo encontrou a mão solta de Werique para disparar o ataque com uma chave de pulso sorrateira e rápida para garantir a medalha de ouro.
FAIXA MARROM/PRETA FEMININA
49kg: Wendy Tran x Hana Vengrinova
With two athletes registered at the roosterweight division, Wendy and Hana got themselves at a best-of-three matches decision. At the first duel, Hana won by 2-1. In the second match, Wendy got the win, with 2-2 by sweeping close to the end of the fight. For the last and decisive match, Wendy put on her best display of technique, swept straight to the mount, tried to submit with a triangle from the top, and attacked Hana with an americana lock, but in the end, the win came to Wendy by point, with 9-3 at the scoreboard.
55kg: Alexa Yanes vs Leah Budd
Representando a Academia Rodrigo Pinheiro, a feroz Alexa Yanes conquistou mais um ouro em sua carreira na AJP. Lutando fora dos Estados Unidos, Alexa lutou na final contra Leah Budd, do Absolute MMA. Alexa usou a guarda para prender Leah com a omoplata para raspar, chegando por cima, e direto para o controle lateral. Leah tentou se defender, mas Alexa pegou as costas e a gola, subindo na montada segurando a gola para o mata-leão cruzado da vitória.
62kg: Alanis Santiago x Hope Douglas
Vitória poderosa da lutadora porto-riquenha Alanis Santiago, do Unity. A faixa-marrom enfrentou a faixa-preta Hope Douglass, de Cicero Costha, na final dos leves. Após dois pênaltis para os dois lados após a puxada dupla, Alanis se levantou e atacou Hope, que ficou na posição de tartaruga. Alanis deu um jeito na gola da adversária e pulou para as costas para apertar o estrangulamento, garantindo o ouro.
70kg: Nikki Lloyd-Griffiths x Miranda Okazima
Atleta local representando a Austrália, Nikki Lloyd-Griffiths conseguiu finalizar Miranda Okazima duas vezes antes da medalha de ouro. A definição da divisão era esperada para ser em melhor de três, mas Nikki conseguiu duas vitórias para garantir o título, com a segunda finalização em uma chave de braço rápida e ajustada do triângulo em menos de um minuto de luta.
95kg: Shantelle Thompson x Jessica Ng
Outra atleta local que conquistou o ouro hoje, a faixa-marrom do Absoluto MMA Shantelle Thompson venceu Jessica NG duas vezes, em melhor de três lutas pelo ouro. Na primeira luta, Shantelle conseguiu uma grande vitória com 13 a 0 no placar. Na segunda partida, Jessica usou sua guarda-aranha e guarda-laço, evitando as tentativas de Shantelle de passar a guarda. Depois de insistir com fortes pegadas e pressão, Shantelle encontrou o caminho para o controle lateral, garantindo 3 a 0 no placar para ficar com a medalha de ouro.