A histórica cidade do Cairo foi o palco escolhido para a estreia do AJP Tour Egypt National Jiu-Jitsu Championship 2023. No primeiro dia de lutas, dia 3 de março, atletas das categorias de base vestiram o kimono, enquanto adultos e masters se enfrentaram nas divisões sem kimono. Cinco áreas de tatames foram montadas no New Capital Indoor Hall, e a estrutura do evento foi exemplar.
No pódio, representantes de diversas nacionalidades mostraram a força do esporte que está sendo representado no continente africano. Além dos egípcios locais e atletas da Argélia que subiram ao pódio, competidores de nações como Itália, Suíça, Ucrânia, Jordânia, Líbano, França, Chipre e Grécia também estiveram entre os destaques. Nações já tradicionais em torneios da AJP, como Catar, Cazaquistão, Bahrein, Estados Unidos, Rússia e Arábia Saudita, também marcaram presença, além dos sempre favoritos Emirados Árabes Unidos e Brasil.
Entre as disputas do dia, -além das lutas acirradas nas categorias Masculino, Feminino e Juvenil com o kimono- tivemos toda a velocidade e técnica das lutas sem kimono, com amadores, profissionais e masters em ação. Confira abaixo alguns dos melhores destaques do dia:
NO-GI / AZUL / AMADOR / 62KG
Em uma final entre dois representantes da África, Abdel Aziz Abou El Leil, do Egito, e El Hadj Ahmed Ghezali, da Argélia, se enfrentaram na disputa pelo ouro. Em um dia claro, Abdel Aziz não deu chance aos adversários e venceu as duas lutas do dia por finalização, ambas na semifinal contra o compatriota egípcio e na final contra o argelino El Hadj.
NO-GI / AZUL / AMADOR / 69KG
Os companheiros egípcios e parceiros de equipe Omar Salah e Hisham Nagaty pisaram no tatame para a final representando o Anubis Jiu Jitsu. Melhor para Omar, que venceu com impressionante placar de 12 a 1 contra o companheiro de equipe.
NO-GI / ROXO / PROFISSIONAL / 69KG
Egípcio radicado em Abu Dhabi, Moayad Barakat chega ao Egito como favorito na categoria até 69kg. Ele enfrentou duas lutas até o ouro, e venceu ambas de forma dominante ao fazer 8 a 0 na semifinal sobre Elsayed Elnady, para disputar a final e conseguiu a vitória sobre Momen Tarek fazendo 10 a 2.
NO-GI / MARROM / PROFISSIONAL / 94KG
Dyaa Badran, do Egito, foi o grande nome na disputa da faixa-roxa até 94kg. Representante do PSLPB Cicero Costha, Dyaa venceu duas lutas, a primeira por 9 a 1, e na final evitou a pressão de Amr Wahman da posição de passagem de guarda para atacar com uma kimura da guarda fechada, finalizando o adversário e garantindo a medalha de ouro.
NO-GI / PRETO / PROFISSIONAL / 77KG
O brasileiro Isaac da Silva teve que vencer o mesmo duro adversário duas vezes para se sagrar campeão no Egito. Depois de perder para Magomed Ansarov em sua primeira luta, por 6 a 5, Isaac manteve a cabeça forte e foi com tudo para a segunda luta de sua chave de três homens. Contra Abd Elhakim, capitalizou 14 a 0 e voltou para enfrentar o Magomed na final. Isaac defendeu uma tentativa de finalização perigosa para finalmente garantir o ouro com 5-2 no placar.
Para conferir todos os resultados do dia, clique aqui !