Neste domingo, 23 de julho, o AJP Tour Portugal National Jiu-Jitsu Championship 2023 aterrou na cidade de Cascais, trazendo consigo o fogo da competição ao país europeu. Muitas batalhas aconteceram nas sete áreas de luta montadas no Pavilhão Guilherme Pinto Basto, com atletas de todas as idades e graduações colocando à prova suas habilidades e treinamentos uns contra os outros, almejando as brilhantes medalhas de ouro e o prestígio de subir aos pódios da AJP .
Entre os muitos campeões que ganharam destaque no torneio, os atletas portugueses Pedro Cadete e Grace Ferla tiveram excelentes desempenhos e mostraram as suas proezas técnicas, para alegria dos adeptos que assistiram na arena e dos que acompanharam o evento ao vivo na AJPTour.Tv. Confira as linhas abaixo para ver o resultado das finais de cada divisão e para os resultados completos, clique aqui !
GIGI MASCULINO / PRETO / PROFISSIONAL
62kg: Isaac Miranda x Márcio Antonio
No confronto Brasil x Angola, o brasileiro Isaac Miranda, da equipe Wish Roll, levou a melhor sobre o angolano Marcio Antonio, atleta da Seleção Brasileira de Power. A batalha foi equilibrada, mas Isaac conseguiu a vitória com o placar de 1 a 0 para levar o ouro.
69kg: Gabriel Muguet x Hemerson Santos
Na categoria até 69kg, o brasileiro Gabriel Muguet levou a melhor sobre o compatriota Hemerson Santos. Após descer e deslizar para trás, Gabriel não perdeu tempo e posicionou a mão na gola, estrangulando o adversário pelo ouro da divisão.
77kg: Matheus Rangel x Alberto Guzmán
Um duelo intenso entre Matheus e Alberto. Matheus iniciou a partida puxando para a guarda, tentando uma pegada para trás e depois subindo com uma raspagem. À frente por 3 a 0 após o avanço inicial, ele passou a guarda e quase montou, elevando o placar para 7 a 0. Alberto conseguiu escapar das garras do adversário e ainda chegou por cima, mas Matheus raspou e assumiu o controle do jogo individual, fechando o placar em 9 a 0.
85kg: Antonio Alencar x Wilkler Marques
O atleta local Antonio Alencar manteve o ouro na categoria 85kg em Portugal. Depois de puxar Wilkler para a guarda e subir com dois pontos, ele tentou um estrangulamento e uma pegada pelas costas, elevando o placar para 4 a 0. Wilkler revidou e conseguiu somar três pontos ao passar a guarda, mas foi penalizado por causa de uma pegada ilegal nas calças. Antonio então conseguiu subir mais uma vez, conquistando mais um ponto e vencendo por 6-3.
94kg: Matheus Vetoraci x Felipe Silva
Matheus Vetoraci somou mais uma vitória ao seu nome em Portugal. Depois de fintar e usar um seoi-nage para derrubar Felipe Silva, Matheus foi para o braço e travou um triângulo, finalizando o adversário logo nos primeiros minutos da luta para levar o ouro.
120kg: Pedro Cadete x Marco Pereira
Representando o país anfitrião, Pedro Cadete marcou grande no Nacional de Portugal. Depois de Marco Pereira quase raspar para abrir o placar em 1 a 0, Pedro deu início à sua violência. Com duas tentativas de passagem de guarda, Pedro ganhou a vantagem por 2 a 1. Ele então foi direto para a montaria, ganhando três pontos pela passagem de guarda e outros quatro pela montagem. Marco conseguiu escapar da montada e se levantou, mas Pedro raspou para somar mais dois pontos na contagem, fechando o placar em 11 a 1 para levar o ouro até 120kg.
GI FEMININO / MARROM / PRETO / PROFISSIONAL
62kg: Yasmin Pessanha x Carmen Vieira
Vitória rápida para Yasmin Pessanha na categoria até 62kg. Depois de colocar Carmen na guarda, Yasmin foi direto para o braço e, com o pulso de Carmen sob a axila, acertou um armlock preciso com menos de um minuto de luta.
70kg: Gabriela Pereira x Magdalena Loska
Gabriela conquistou o título após superar a guarda fechada de Magdalena, que puxou logo no início da partida. Ao movimentar o quadril, Gabriela criou espaço para abrir a guarda e chegar pela lateral, aumentando a vantagem após pênalti sofrido por Magdalena. Ao final da partida, o placar de 4 a 0 sinalizou a vitória de Gabriela.
95kg: Grace Ferla x Emily Eyles
A portuguesa Grace Ferla tomou a iniciativa e conquistou a vitória por pontos ao puxar Emily Eyles para a guarda e depois raspar. Mais tarde, Emily recebeu uma penalidade por segurar ilegalmente as calças. Com o placar de 3 a 0, Grace levou a vitória e o ouro até 95kg.