Em parceria com a AJP, o Abu Dhabi Extreme Championship (ADXC) está quase chegando, trazendo a estratégia e os meandros do Jiu-Jitsu para uma jaula de MMA com um conjunto de regras que favorece o jogo agressivo. O evento de estreia, que acontecerá no dia 20 de outubro, na Mubadala Arena, em Abu Dhabi, contará com duas provas principais e duas co-principais, todas disputando renomados atletas do Jiu-Jitsu e do MMA em cinco rounds de três minutos.
Na luta principal sem kimono, dois lutadores proeminentes do cenário das artes marciais mistas se enfrentarão. De um lado, o lutador do Bellator Neiman Gracie tem a responsabilidade de homenagear não só o sobrenome mais emblemático da história do Jiu-Jitsu, mas também a formação recebida de seu tio e lenda Renzo Gracie. Por outro lado, o ex-campeão do UFC e WEC Ben Henderson está pronto para usar seu wrestling e todas as outras ferramentas que ganhou ao longo de sua carreira para emergir como o vencedor na jaula ADXC, então é melhor seu oponente tomar cuidado com aquela guilhotina impiedosa.
Passando para a luta principal de kimono, a rivalidade dos tatames ganha mais um episódio. Com dois títulos World Pro no currículo, o líder da DreamArt, Isaque Bahiense, colocará suas habilidades à prova contra Gustavo Batista, da Atos, que conquistou o Rei dos Tapetes 2019. O histórico deles dentro da AJP coloca Isaque em vantagem, com vitória contra Gustavo tanto no ADGS Rio 2017 quanto no ADWPJJC 2018. Enquanto isso, Gustavo conquistou a vitória contra Isaque no já citado Rei dos Tapetes, sagrando-se campeão ao derrotar seu adversário de longa data na final.
Os pesos médios Belal Muhammad e Tarek Suleiman farão bom uso de suas proezas sem kimono na luta co-principal. Lutador americano de MMA com formação palestina, Belal Muhammad é um lutador do UFC que já derrotou alguns dos maiores usuários de Jiu-Jitsu do MMA, como Demian Maia e Gilbert Burns. Porém, isso não assusta o lutador de MMA sírio Tarek Suleiman, potência do UAE Warriors que conta com 12 vitórias no evento, seis delas por finalização, e que estará pronto para usar seus perigosos ataques no pescoço para superar Belal.
Roberto Cyborg e Anton Minenko liderarão mais um co-evento principal. Lutando sem kimono, o líder do Fight Sports Roberto Cyborg trará suas poderosas quedas e raspagens para o grid do ADXC com dois objetivos claros: derrotar o adversário e dar um grande show ao fazê-lo. Cabe ao faixa-preta australiano Anton Minenko usar seu jogo, que lhe rendeu vários títulos na AJP, para frear as ambições do brasileiro e conquistar o que pode ser uma de suas maiores conquistas.
ZAYED, TAYANE, LUIZA, FELLIPE E MAIS ESTRELAS COMPLETAM O CARD
Nas lutas preliminares, a ação não acaba. Em luta sem kimono, o “Orgulho da Palestina” Abdul-Kareem Al-Sewady traz o extenso arsenal que lhe rendeu 15 vitórias no MMA para enfrentar Islam Reda, o “Zumbi Egípcio” que recentemente fez sucesso nos Emirados Árabes Unidos com duas vitórias memoráveis por finalização. Enquanto isso, a experiente campeã peso-pesado e ADWPJJC Tayane Porfírio vestirá o kimono e seguirá para a Arena Mubadala para conquistar mais uma vitória no currículo, mas terá que enfrentar Giovana Jara, nova mas conhecida faixa-preta que recentemente conquistou a ADGS Miami de assalto, finalizando todas as adversárias de seu peso.
Dois duelos de kimono muito bem combinados prometem esquentar o ADXC. Na categoria meio-médio, Fabricio “Hokage” Andrey chega para representar a Alliance com seu incrível Jiu-Jitsu. Seu adversário será o experiente Marcio Andre, da Nova União, que conta com inúmeros títulos e duelos memoráveis na carreira. No peso leve, o destacado atleta dos Emirados Árabes Unidos Zayed Alkhateeri enfrentará um dos principais nomes de sua categoria, o versátil Thalison Soares, em uma luta que os fãs de Jiu-Jitsu estão ansiosos para assistir.
Em mais uma luta sem kimono, o polonês Marcin Held, atleta com passagens pelo UFC, Bellator e PFL, traz seu perigoso jogo de leg lock para enfrentar o atleta do UFC Guram Kutateladze, sueco conhecido como o “Viking georgiano”. Ainda sem o pano, Jonnatas Gracie chega ao card para representar a Atos contra o perigoso Natan Chueng, atleta da crescente equipe Fratres. De volta ao kimono, os campeões da AJP Fellipe Andrew e Uanderson Ferreira prometem agitar o grid do ADXC com um duelo no peso médio.
Para completar, dois duelos de kimono feminino estão programados para começar o card com o pé direito. No peso médio, a campeã Luiza Monteiro chega para representar a Atos contra a também faixa-preta Nathalie Ribeiro, da CheckMat. Antes, representando a nova geração do Jiu-Jitsu, teremos uma luta entre Sarah Galvão, filha dos campeões de Jiu-Jitsu André e Angélica Galvão, e a feroz Vitória Gabriella, do Castro Team. Por último, mas não menos importante, os pesos pesados se enfrentam em um duelo sem kimono, com “Big” Dan Manasoui representando o famoso New Wave Jiu-Jitsu, contra o faixa-preta da GFTeam Antonio Assef.
A edição de estreia do Abu Dhabi Extreme Championship contará com 14 partidas em um torneio de porte inédito no esporte. O ADXC e sua jaula tomarão conta da Mubadala Arena no dia 20 de outubro, presenteando o público presente com um show que eles não esquecerão tão cedo. Fique atento em @adxcofficial no Instagram para se manter atualizado sobre todos os detalhes e desenvolvimentos antes do grande dia.
Garanta já o seu ingresso, clicando aqui , e não perca!
ADXC1
Mubadala Arena, Abu Dhabi – Emirados Árabes Unidos
, 20 de outubro de 2023
Cartão Principal
Neiman Gracie x Ben Henderson – luta principal sem kimono
Isaque Bahiense x Gustavo Batista – luta principal de kimono
Belal Muhammad x Tarek Suleiman – Co-evento principal sem kimono
Roberto “Cyborg” Abreu x Anton Minenko – co-luta principal sem kimono
Superlutas
Tayane Porfirio x Giovanna Jara – Gi Super Fight
Abdul-Kareem Al-Selwady x Islam Nader Reda – Super Luta Sem Kimono
Fabrício Andrey x Marcio Andre – Super Luta de Gi
Zayed Alkatheeri x Thalison Soares – Super Luta de Gi
Marcin Held x Guram Kutateladze – Super luta sem kimono
Fellipe Andrew x Uanderson Ferreira – Super Luta de Gi
Jonnatas Gracie x Natan Chueng – Super Luta Sem Kimono
Nathalie Ribeiro x Luiza Monteiro – Super Luta de Gi
“Big” Dan Manasoui x Antonio Assef – Super Luta Sem Kimono
Sarah Galvão x Vitória Gabriella – Super Luta de Gi